Comentários

Estou à espera das vossas histórias!!!

Agora os comentários mais recentes ficam visíveis aqui ao lado. Os comentários a crónicas antigas já não ficam "perdidos" e todos sabemos o que isso custa...

Now the top chronicles will also be available in English. Look for the tag ENGLISH to see all of them. Have fun!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Give me a map and I’m magic!

Há uns anos cobicei um autocolante com esta frase, que o Gino tinha no seu carro, pois achei-a simplesmente brilhante.

Encerrando em si mesma algum misticismo, é plena de significado e descreve a essência da Orientação - o mapa! Tudo o resto é apenas um complemento acessório deste objecto de encantamentos mil.

O mapa é mágico pelo potencial de realização que encerra, mas também pela incomensurável quantidade de informação que contém. Se em vez de usarmos esta forma pictórica de representação do terreno, usássemos a linguagem escrita, seriam precisos vários volumes para albergar toda a informação contida num singelo mapa.

Seria uma tarefa ciclópica tentar compilar por escrito, a complexidade dum relevo intrincado, ou o emaranhado de pedras e rochas duma área de montanha, incluindo todas as relações direcção/distância de todos os elementos e respectivas altitudes.

Acresce o facto de que toda essa informação está disponível num simples relance, aos iniciados nesta arte mística. Não precisamos de procurar a página certa, basta-nos seguir o nosso polegar.

É verdadeiramente mágico conseguirmos ir directos "àquela" pedra, no meio de milhares delas idênticas!

É sensorialmente mágico deslocarmo-nos em grande velocidade na natureza, sabendo sempre onde estamos no mapa!

É reconfortantemente mágico estar num local desconhecido e sentirmo-nos em casa no aconchego do mapa!

É enternecedoramente mágico partilhar o sorriso duma criança, quando consegue fazer corresponder o mapa ao terreno!

Se a informação é poder, cada um de nós é um titã, com um mapa nas mãos e um brilhozinho nos olhos!

Enquanto cartógrafo sinto-me verdadeiramente privilegiado por ser um construtor de encantamentos, e atrevo-me a ir ainda mais longe ao reformular a frase para:
Dêem-me uma folha em branco e eu dou-vos magia!

3 comentários:

  1. E ainda consegues "sacar da cartola" um texto destes! Fantástico!

    Abraço,
    L.Leite

    ResponderEliminar
  2. Grande texto! E o "problema" é que me revejo nele a cada palavra... "o mapa"...nunca tinha pensado neste "papel" sob este ponto de vista!
    É com o mapa que, de facto, consigo correr. Aliás, nunca consegui perceber como consigo correr tanto com mapa e, numa pista (por exemplo) dou 3 ou 4 voltas e fico completamente farto!!! É mais uma perspectiva: a mente aliada ao mapa e vice-versa"
    Muito bom!
    Miudo

    ResponderEliminar
  3. "Se em vez de usarmos esta forma pictórica de representação do terreno, usássemos a linguagem escrita, seriam precisos vários volumes para albergar toda a informação contida num singelo mapa."

    Se realmente fosse com vários volumes de descrições de terreno que fizéssemos orientação, ficaria feliz se me perguntassem se era preciso fazerem-me um desenho!! :D

    ResponderEliminar